Biovet

O Laboratório Biovet, fundado em 1957 pelo médico veterinário Dr. René Corrêa, tem se diferenciado por sempre oferecer soluções no mercado de saúde animal, tendo como base a ciência e o pioneirismo.

Oferecendo mais de 80 produtos, o laboratório possibilita que médicos veterinários tenham à disposição um arsenal para agir na prevenção ou no tratamento de enfermidades em rebanhos bovinos, ovinos, caprinos, equinos, suínos e aves; além de se empenhar com o mesmo foco no segmento de animais de estimação.

O grande desafio da Microblau foi desenvolver um sistema de controle das UTAs, e um processo de gestão envolvendo o tratamento de efluentes, fumigação, monitoração de pressão de todos os ambientes, controle dos meios de cultura e cultivo, e comando das portas intertravadas com vedação via ar comprimido.

O sistema de controle das Unidades de Tratamento de Ar, também englobou a gestão do banho de descontaminação, que garanta o total atendimento aos requisitos da Instrução Normativa 5/2012 de 29/03/2012. A norma recomenda os parâmetros ideais de temperatura, umidade e pressão para ambientes para a produção da vacina da Febre Aftosa.

O sistema atuou em duas áreas:

– Contida: onde é realizada a manipulação do vírus vivo. A pressão do ambiente interno neste local é negativa, desta forma se mantém a contaminação longe do ambiente externo;

– Não contida: ambiente externo, onde não há manipulação do vírus.

Foi elaborado, baseado no CFR21 Part11 e na Instrução Normativa 5/2012 de 29/03/2012, um sistema de automação que garantiu a regulação da pressão na área contida do laboratório, além da precisão de temperatura e umidade para os ambientes. Também houve um controle e monitoração de todas as portas de intertravamento com vedação via ar comprimido de acesso a cada local.

Foi realizada a gestão do ar comprimido, a monitoração dos PHs nos meios de cultura e cultivo, e o controle da fumigação e dos banhos de descontaminação. Houve o tratamento de efluentes, o que garantiu que o descarte de resíduos na natureza esteja dentro dos parâmetros da norma.

A Microblau garantiu diversas integrações com sistemas de autoclave, pass through, chillers e phmetros; tudo isso disponível em um sistema supervisório localizado em uma sala de monitoramento local.

A obra ainda contou com um sistema supervisório backup, em que se o computador que o operador estiver usando, falhar, outro é acionado automaticamente, garantindo assim, todos os registros de leituras, gráficos, relatórios. Com um rastreamento via trilha de auditoria, foi garantido desta forma, total rastreabilidade das informações e/ou alterações no sistema.

O sistema de automação proporciona um controle altamente eficiente, com rastreabilidade, garantindo a produção da Vacina da Febre Aftosa de alta qualidade, sem risco de contaminação externa.

Os processos de descontaminação e descarte, exigidos por norma, são executados, monitorados e rastreados por um sistema central de monitoramento.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato com um especialista e descubra a solução que combina com você.

Procurando um consultor ou especialista para o seu Negócio?