GD Solar

A GD Solar projeta, constrói e opera usinas fotovoltaicas visando alta performance, grande confiabilidade operacional e uma maior eficiência na geração de energia.

A empresa tem o compromisso em produzir energia limpa e sustentável para o Brasil com transparência para seus investidores.

Apesar do crescimento de geração de energia solar no Brasil, estudos mostram que o país ainda está atrás de outras nações com menor incidência de sol. A GD Solar é uma empresa que demonstra grande potencial e vem contribuindo para a mudança do setor.

De acordo com o guia de melhores práticas da SunSpec Alliance, para assegurar o cumprimento da capacidade projetada e qualidade das operações, é de suma importância que se tenham condições de realizar medições bem acuradas da energia produzida, de maneira que seja fácil identificar problemas para rapidamente resolvê-los.

Também há a preocupação com a segurança e integridade das informações para evitar a perda de dados durante possíveis falhas de comunicação com a rede. É recomendada uma capacidade de armazenamento de seis meses.

O gerenciamento de dezenas de usinas, que podem chegar a centenas, fez surgir a necessidade de um sistema capaz de administrar e armazenar seguramente uma enorme quantidade de informações, para assim, garantir uma melhor performance, evitando qualquer perda.

Uma vez que as usinas são operadas remotamente, todos os equipamentos como estações meteorológicas, no-breaks, pluviômetros, reles de proteção, trackers, inversores, telemetria da concessionária e monitoração QGBT foram integrados ao Oxyn Solar; uma plataforma de gestão on-line que possibilita, dentre outras coisas, a realização de análises de performance.

A plataforma também identifica de forma rápida quando é necessário fazer alguma manutenção ou ajuste nos equipamentos em função de qualquer variação.

Essa integração possibilita uma enorme capacidade de análise e decisão. A título de exemplo, uma usina com uma extensa área de mais de 150.000 m² e capacidade para 5.148 kWp, possui ao todo 2.012 variáveis de comunicação sendo monitoradas no Oxyn Solar; somando todas suas 15.840 placas fotovoltaicas e outros equipamentos.

Para a garantia da integridade das informações de produção de energia foi instalado um datalogger com capacidade para armazenar dados seguramente por até 1 ano; também foi estabelecida uma comunicação criptografada com o sistema Oxyn Solar. Além disso por meio de um dashboard, gestores e investidores tem acesso às informações principais de cada usina acompanhando em tempo real a produtividade delas.

Gestão remota da usina com um acompanhamento constante, possibilitando identificar problemas. Também são evitados custos desnecessários com visita técnica e ainda há a facilidade de uma rápida tomada de decisão a fim de evitar qualquer perda de produção.

As ferramentas propiciadas e os relatórios gerados possibilitam fazer análises mais precisas de todo o fluxo da produção de energia, e assim, é possível a realização de melhores ajustes e performance.

O projeto da Microblau também faz com que se obtenha indicadores em tempo real da produção de energia e disponibilidade da usina, comparados ao fator de capacidade e irradiância (fluxo radiante recebido por uma superfície por unidade de área).

Como podemos te ajudar?

Entre em contato com um especialista e descubra a solução que combina com você.

Procurando um consultor ou especialista para o seu Negócio?