Hospital Anália Franco Fachada

Hospital Anália Franco

O Hospital São Luiz Anália Franco oferece serviços em todas as especialidades contando com leitos de internação, isolamento, centro cirúrgico e obstétrico, UTI (Adulto, Cardiológica, Neonatal e Infantil) e salas de RX, ultrassom, tomografia e parto cesáreo.

O Hospital conta com uma Central de Água Gelada, CAG, com capacidade de refrigeração de 732 TR (toneladas de refrigeração). Essa CAG atende 212 fancoils que são responsáveis pelo sistema de ar condicionado de todo o hospital.

O Projeto

Objetivando a gestão integrada de infraestrutura e utilidades e eficiência energética, o Hospital Anália Franco buscou uma solução única e eficaz, que garantisse a redução de despesas e sustentabilidade.

Os ganhos esperados no projeto eram redução de 10% do consumo global de energia elétrica do hospital, e que tivesse retorno financeiro do investimento inferior a 24 meses.

Premiação

2016 Climate Champion Awards

O projetoSistemas de Automação e Supervisão Predial Aplicado a Centrais de Água Gelada como medida de redução de consumo energético”, contribuiu para a conquista do prêmio Climate Champion Awards” em 2016, pelo Hospital São Luiz Anália Franco.

O desafio principal foi unificar as expectativas: ambiente com alto padrão de qualidade somado à geração de economia de energia elétrica.

Produto

O produto CAG-IA SYSTEM garante atendimento total aos requisitos da norma NBR 7256. Assim atinge todos os parâmetros recomendados para temperatura, umidade e pressão dos ambientes hospitalares, inclusive para as áreas mais críticas do hospital.

Para haver eficiência do consumo de energia elétrica são necessários mecanismos de medição e verificação corretos, e recomendações específicas.

CAG IA-System

Para aplicar a solução CAG-IA SYSTEM, foram executadas os seguintes passos: primeiramente identificamos as áreas de energia e de consumo. Segundo, definimos pontos de medição para identificar todo o consumo do sistema de água gelada e detectamos os pontos de monitoramento. Terceiro foram instalados medidores de energia individuais em cada um dos 3 chillers e medidores de energia no sistema de bombeamento de água gelada. Por último integramos o medidor do consumo geral da planta e também os demais medidores de cada QGBT (quadro geral de baixa tensão).

Assim, através dos algoritmos de controle inteligentes e adaptativos, a parametrização do sistema foi definida para que ocorresse acionamento dos equipamentos conforme a necessidade real da planta, mantendo o ambiente seguro e dentro das normas.

Gestão

Para acompanhamento diário da economia obtida e do funcionamento do sistema em tempo real, contamos com a plataforma de gestão online Oxyn G5. Assim, essa plataforma foi instalada no Centro de Gestão Integrada Online (CGI) do hospital. Como resultado o hospital obteve a disponibilização de relatórios de economia baseados nas medições de consumo da planta, ranqueamento por criticidade das variáveis relativas a cada equipamento componente do sistema, acesso imediato ao foco do desvio de operação, diário de bordo online, curvas ABC (diagrama de Pareto) online e curvas de consumo. (ver CAG-IA SYSTEM – Cátalogo)

Mantendo

Completando a solução, criamos uma rotina de treinamentos para a equipe técnica e foi implantado o acompanhamento remoto através de operação assistida.

A solução CAG IA-System obteve:

  • Redução de 44,3% no consumo de energia da CAG.
  • Qualidade, padronização dentro de normas e impedimento de multas.
  • Retorno financeiro do projeto em 12 meses, metade do período esperado na proposta.
  • Aumento da vida útil dos chillers e outros equipamento por rodízio de funcionamento, consequentemente, reduzindo custos de manutenção.
  • Economia de energia nos últimos 24 meses equivalente a redução média de 118,5 toneladas de CO2,/mês, segundo a métrica “Pegada de Carbono” (metodologia que mede as emissões de gases de efeito estufa).
  • Automatização da operação, não sendo mais necessário operações manuais imprecisas.
  • Conquista do Prêmio Climate Champion Awards com o projeto “Sistemas de Automação e Supervisão Predial Aplicado a Centrais de Água Gelada como medida de redução de consumo energético”.
Como podemos te ajudar?

Entre em contato com um especialista e descubra a solução que combina com você.

Procurando um consultor ou especialista para o seu Negócio?