Engenheiros do Hospital Alemão Oswaldo Cruz visitam Microblau

Foto: À esquerda Rocha e Jacinto em reunião com Roney Ritschel, Diretor de Criação da Microblau e funcionários do setor comercial, software e DAC

Funcionários de diversos setores da unidade da Microblau de São Paulo mostram um pouco da filosofia da empresa através do trabalho que realizam no dia a dia e apresentam principais projetos para o engenheiro de manutenção, Anderson Jacinto, e o engenheiro de HVAC (sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado) Rafael Rocha, ambos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da unidade Paulista. Os integrantes da instituição receberam treinamento para o uso da plataforma de gestão online Oxyn G5, que foi implantada no Hospital do bairro Bela Vista, São Paulo.

Durante a visita ocorrida no dia 17 de maio, os engenheiros tiveram a oportunidade de conversar com responsáveis do setor de produção, softwares, projetos, DAC e comercial, que apresentaram o fluxo de trabalho de cada área. Os representantes do HAOC puderam ver como todas as partes da empresa estão conectadas.

Para Rocha, quando se trabalha com empresas em geral, acaba-se vendo mais os resultados finais dos serviços oferecidos por elas, e não se tem muito conhecimento dos processos de desenvolvimento de projetos e quem são todos os envolvidos, e a Microblau oferecer essa oportunidade, é um diferencial.

“Tem muita empresa que se apresenta de um jeito e funciona de outra maneira, então conhecer o desenvolvimento do trabalho que vemos em campo, traz uma segurança a mais. A Microblau mostrou solidez, que tem metodologia e que é uma parceira com processos seguros. Depois de entender a parte organizacional da empresa, estamos ainda mais confiantes da nossa escolha”, afirma Rocha.

Os representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz também participaram de parte de uma aula do curso de Lean, que é oferecido aos funcionários da Microblau. A filosofia, que é adotada na empresa, está relacionada com um sistema de gestão que transforma a realidade gerencial de um negócio, estimulando resultados, além de aproveitar melhor o potencial humano. O conhecimento permite repensar o modo como se lidera, gerencia e desenvolvem pessoas dentro de uma empresa.

Segundo Jacinto, com a visita foi possível ver como a filosofia Lean é agregada na forma de trabalho de todos os funcionários e como resulta na integração da empresa. “Pudemos ver como as pessoas são organizadas, que não há sentimento de hierarquia e ação individualista, todos trabalham em equipe para garantir o melhor para a empresa. Isso passa segurança e nos faz pensar em como podemos adotar a mesma filosofia no Hospital”.

Além dos representantes do HAOC conhecerem mais sobre o trabalho e a rotina da empresa, foram trazidos representantes comerciais da Belimo e da Ladder, instituições que são parceiras em diversas obras da Microblau, e que apresentaram os principais produtos das marcas e explicaram as diversas aplicações. Na opinião dos engenheiros, a junção entre o Hospital, a Microblau e os fornecedores foi muito oportuna e contribuiu para todos formarem um laço mais forte.

A Microblau já realizou obras de automação e monitoramento em diversas áreas na unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz como no Núcleo de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular, Centro Especializado em Nefrologia e Diálise, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico e Leitos de Isolamento, além de realizar a gestão da eficiência energética da instituição. Durante a visita os engenheiros puderam esclarecer dúvidas e entender mais sobre o funcionamento da plataforma Oxyn G5, que por meio de análise em core ranking identifica os desvios mais críticos de um sistema e direciona ações preditivas e corretivas.

A parceria entre a Microblau e o HAOC acontece desde 2016. Os engenheiros da unidade Paulista esperam que no futuro mais projetos sejam desenvolvidos e acreditam que ao continuar trabalhando juntos, será possível trazer cada vez mais inovações e melhorias para o Hospital.

Crédito: Giovana Telles 



Deixe uma resposta