Tecnologia na saúde é destaque na Hospitalar 2018

Óculos de realidade virtual para crianças com medo de agulha, moderno sistema de ultrassom 3D, e software que permite imersão virtual para treinamento de equipe médica, foram algumas das tecnologias apresentadas na Hospitalar 2018, evento que há 25 anos reúne estudiosos, profissionais e empresas nacionais e internacionais relacionadas com a área da saúde.

Trazendo tendências e equipamentos inovadores do segmento, o evento que ocorreu no centro de exposições em São Paulo, Expo Center Norte, nos dias 22 a 25 de maio, reuniu mais de 1.200 marcas expositoras, inclusive de países como Coreia do Sul, Argentina, China, Russia, e Israel. A Hospitalar 2018 também trouxe diversos debates, fóruns e congressos com os assuntos mais atuais do ramo, como o uso das novas tecnologias e inovações digitais na saúde.  

Por meio de quatro pavilhões, os visitantes e os profissionais das próprias marcas expositoras puderam conhecer o trabalho e produtos de diversos setores da área, desde produtores de máquinas para realizar exames e softwares para gestão de qualidade de locais críticos, até empresas de ambulâncias, vestimentas hospitalares e focadas no funcionamento de cafeterias de hospitais.

Muitas marcas além de mostrarem os produtos aos visitantes, ofereceram a oportunidade de testarem os equipamentos. Mesmo sendo para uso de crianças, adultos sorriam e se surpreendiam com óculos de realidade virtual, que por meio de mundos coloridos têm a intenção de distrair os pequenos e tornar mais tranquila a hora da injeção ou de tirar sangue.

A construção de mundos digitais fictícios com o propósito de melhorar a área da saúde, não está focada apenas em crianças. Visitantes puderam por meio do que parecia um jogo de videogame, realizar uma cirurgia virtual. A ideia é um software, que permite que uma equipe médica em qualquer lugar do mundo receba um treinamento diferenciado de como usar os equipamentos cirúrgicos da marca expositora.

Máquinas de ultrassom 3D que possibilitam enxergar detalhes do rosto e corpo dos bebês também fizeram parte do evento. Além de possibilitarem equipe médica ver até cavidades cardíacas, a qualidade da imagem dos equipamentos permite maior precisão no diagnóstico de doenças dos que ainda nem saíram da barriga das mães.

Segundo Rodrigo de Abreu, que atua na área de pesquisa e desenvolvimento de projetos eletrônicos da Microblau, o contato com as inovações da área da saúde permite um entendimento melhor do mercado futuro. “Com o evento, os projetos dos principais players do mundo ficam mais claros, e por meio da perspectiva de diretores e outras pessoas ligadas ao ramo, é possível prever as demandas do setor, e isso contribui para que uma empresa saiba por onde seguir e esteja na frente das outras”.

A Hospitalar contribui para que se formem parcerias entre as empresas, permite maior conhecimento do panorama atual e futuro do segmento, ajuda na formação de novos negócios, e gera uma aproximação entre compradores e fornecedores da área da saúde.

Para Aline Santos, do setor comercial da Microblau, a Hospitalar 2018 contribuiu para análise de como está trabalho da própria empresa hoje.“Fomos em vários stands de expositoras voltadas para tecnologia e softwares, participamos de palestras, conversamos com outros profissionais da área, e tudo isso nos mostrou o que mais está em alta no mercado hospitalar. Pudemos concluir que a Microblau está no caminho correto”.

A tradicional Hospitalar é reconhecida como o evento líder da saúde nas Américas, e interessados na área da saúde já podem se preparar para visitarem ou exporem marcas na Hospitalar 2019 que acontecerá de 21 a 24 de maio do ano que vem.

Fotos: Giovana Telles

Crédito: Giovana Telles



Deixe uma resposta